domingo, 2 de outubro de 2011

JavaOne 2011 Day 1

Este eh o primeiro de uma serie de reports sobre o que aconteceu no JavaOne 2011 (da minha perspectiva claro)


Hoje o dia foi dedicado a inscricao e recolhimento de material. Para o JavaOne, soh teve atividades para quem assinou o Java University - uma serie de cursos sobre Java. Eu achei muito basicos os cursos entao acabei nao assinando.
Mas como congressista do JavaOne tem acesso ao Oracle Open World, resolvi assistir algumas palestras (mas consegui entrar em apenas 3) e tentar conversar com alguns JUG leaders.

Key to Successful Implementations: Communication and Mandatory Education

Palestra ministrada por um consultor de Rotterdan envolvido em implantacao de varios sistemas de ERP na cidade, Gerard Stan prega que qualquer organizacao deve manter um programa obrigatorio de educacao dos seus funcionarios (com o slogan No Education, No Access) e mostrou uma ferramenta para ajudar no gerenciamento de cursos e treinamento (mas acho que soh esta disponivel para quem eh cliente do Oracle E-Business Solution). Achei a ideia da palestra bem interessante, mas nada que ja nao estamos fazemos na MAPS.

Highly Available Oracle Database: The Unknown Details

Ministrada por uma Database Architect da universidade de Utah, esta palestra mostrou varias praticas e ferramentas para se manter Alta Disponibilidade em um servidor de Banco de Dados. Esta palestra foi bem estranha - parecia muito com uma propaganda das funcionalidades de HA existentes no Oracle 11g/i. Mas algumas parecem interessantes (como o flashback, restore points manual ou automaticamente gerados) e algumas tecnicas tambem (como por exemplo, apenas ligar o SafeGuard e o FlashBack no servidor de backup para nao comprometer o servidor de producao).

Managing Your Oracle Applications in Today's Economy: Ask the Experts

Mais um painel de discussao do que uma palestra propriamente dita, esta palestra (liderada por um funcionario da IBM) falou muito sobre gerenciamento de dados e governanca de informacoes dos aplicativos da Oracle - mas acho que o conceito se aplica a qualquer software de grande porte que gera muitos dados. (por exemplo, o Pegasus). Os demais participantes do painel eram parceiros Oracle ou IBM que adotaram ou participaram da adocao das praticas de gerenciamento de informacoes discutidas. Sao elas:
-clonar ou nao banco de dados de producao para desenvolvimento / testes de atualizacao: a discussao girou em torno da criacao de um banco 'dummy' com dados parecidos com a producao mas de menor tamanho ou ainda mascaramento dos dados sensiveis. Um dos palestrantes comentou que a TravelPort conseguiu economizar quase 40% dos custos de storage do banco de dados (que usava a infra-estrutura da Oracle on-demand) usando bancos de dados dummy para desenvolvimento e testes ao inves de clones da producao.
-arquivamento de dados "mortos": softwares e processos para arquivamento de dados para mitigar os prejuizos causados pelo crescimento excessivo de dados. Os palestrantes sugeriram a criacao de um grupo para gerenciamento de tais dados arquivados e mostrou algumas ferramentas da IBM para ajudar. Este painel foi mais voltado para os clientes das aplicacoes de grande porte e menos para desenvolvedores (tanto eh que fui perguntado o que eu fazia ali).

Agora esta tendo o keynote do Larry Ellion mas precisei voltar ao hotel e me preparar para amanha, quando as palestras tecnicas do JavaOne comecam.

2 comentários:

  1. "tanto eh que fui perguntado o que eu fazia ali" : takeshi fazendo amigos :)

    Cara, o link para o Travelport me levou para um site de viagens

    ResponderExcluir
  2. a Travelport eh um site de agencia de viagens =P

    ResponderExcluir